Foto: Jhonata Albuquerque / Ascom

 

A Agenda Cultural em Chã Grande se destaca pela realização de festas populares e eventos cívicos.

Festa de São Sebastião - Co-padroeiro do município, São Sebastião tem sua data festiva em 20 de janeiro. Neste mês, a comunidade celebra em sua homenagem. A Festa de São Sebastião é uma das mais importantes e tradicionais da cidade, já que remonta ao início do século passado.

Carnaval - Apesar de não ser uma festa considerada forte no município, a folia de momo também se faz presente em Chã Grande, com a participação dos irreverentes blocos que animam os foliões chã-grandenses.

São José - O padroeiro de Chã Grande também tem sua festa religiosa, celebrada no mês de março. O dia dedicado a São José é o 19 de março, data em que geralmente os agricultores do município iniciam a plantação do milho.

Dia do Trabalhador - O 1º de maio em Chã Grande ganha destaque pela realização do Festival do Trabalhador, com shows na Avenida São José, centro da cidade, além de divertidas competições, como a Corrida de Jericos. O esporte também ganha espaço, com torneio de futebol, corrida, caminhada e passeio ciclístico.

São João - O período junino em Chã Grande é vivenciado com quadrilhas que animam o mês de festas. A principal delas é a Nem 8 nem 80, que há anos arrasta uma multidão ao som do autêntico forró pé de serra.

7 de Setembro - O dia da Independência do Brasil ganha destaque em Chã Grande, com a participação de escolas municipais, particulares e bandas musicais. Neste dia, o sentimento de patriotismo dos chã-grandenses ganha às ruas, demonstrando o amor da população pelo nosso páis.

Festival Nordestino do Agricultor - A principal festvidade do calendário cultural de Chã Grande homenageia os agricultores do município, com a realização de shows em praça pública e ainda o desfile do Concurso Garota Agricultura, que revela a beleza e simpatia da mulher chã-grandense.

Festa de Santa Luzia - Fechando o calendário cultural de nosso município, temos a Festa de Santa Luzia, sendo festejada na Vila de Santa Luzia, padroeira da comunidade. Fé e devoção marcam a festividade, que ano após ano ganha destaque.